quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Nova Russas: Prefeito convoca reunião para definir localização da feira livre





O prefeito de Nova Russas, Gonçalo Diogo, participou de uma reunião nesta quarta-feira, 27, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas para deliberar sobre a localização da feira livre de nossa cidade. Abrindo mão de sua prerrogativa legal, que lhe dá autonomia para definir sozinho o lugar onde deve funcionar a feira, o gestor convocou setores da sociedade civil organizada como CDL, Câmara de Vereadores, Imprensa e todos os feirantes ativos para formulação de um debate em torno do problema. A reunião se estendeu por cerca de duas horas e tinha objetivo claro de conceder oportunidade a todos de opinarem sobre o tema. Após intensas discursões, a proposta mais consensual foi a de mudar a localização das barracas que atualmente se instalam na rua Leonardo Araújo (Continuação da rua da Prefeitura) para a avenida General Sampaio (Rua do Banco Bradesco). 





Vale lembrar que a proposta ainda não tem caráter definitivo, já que por ser a Avenida General Sampaio um trecho comercial os lojistas da mesma serão ouvidos. Caso haja resistência por parte dos mesmos, outra solução será procurada.


Entenda o Caso
Já faz alguns anos que a localização da feira de frutas de Nova Russas se constitui em um problema grave para a administração pública. Após várias tentativas de encontrar um local adequado para funcionamento deste evento tradicional, a prefeitura resolveu entregar à própria população a oportunidade de escolher o local de funcionamento da feira. Por várias vezes o lugar onde se dá o funcionamento foi motivo de críticas e problemas diversos foram relatados, como na matéria abaixo:



Feira inusitada causa transtornos a feirantes e comerciantes
Pâmela Solidade 21 de Agosto de 2015 In Cidades
Precisando de soluções aproximadamente a 1 ano,  feirantes cobram providências em relação a feira considerada mais inusitada dos últimos tempos na cidade.


Feira livre de Nova Russas (Foto: Paulo Henrique / VOZATIVA)
 














A reportagem do Programa A Notícia do Ceará nesta semana, mostrou a realidade enfrentada de muitos feirantes em relação à forma inusitada onde ocorre a realização da referida feira livre, que acontece sempre de sexta para sábado, até por volta das 14h00min em cima de uma ponte, mas precisamente as margens do Rio Curtume, onde encontra-se praticamente seco, devido a estiagem que assola a região a algum tempo.
Problemas encontrados
De acordo com boa parte dos feirantes que falaram com a nossa reportagem, citaram os grandes problemas encontrados, principalmente na questão de banheiros públicos, e ainda por cima se tratando de não haver sequer um local adequado para os mesmos trabalharem, e os clientes comercializarem os seus produtos.
Diante aos vários problemas encontrados, moradores das imediações reclamam do mau cheiro que vem sendo causado pelos restos de alimentos, além do lixo encontrado dentro do rio. Moradores e feirantes solicitam por parte da gestão pública municipal que a feira seja transferida para um local apropriado.

Fonte: http://anoticiadoceara.com.br/noticias/cidades/nova-russas-feira-inusitada-causa-transtornos-a-feirantes-e-comerciantes/