terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Nota: A Outra Face de Um Fato Noticioso




A arte da comunicação é cheia de armadilhas nas quais um interlocutor despercebido pode ser facilmente “capturado”. Nesse sentido, em se tratando da língua portuguesa, é consenso entre os estudiosos dos idiomas que ela é possuidora de complexas regras gramaticais, tornando-se passível de diversas intepretações. Mais intrigante ainda é a ciência dos números – a popular Matemática – terror de muitas pessoas ao longo da história, mas, uma libertadora ferramenta presente no processo de evolução do conhecimento humano. O quê seria da Medicina, Engenharia, Agricultura e da Comunicação se não fosse os atuais tratados matemáticos?
Pois bem! A junção destes conhecimentos, aliados à inteligência peculiar de alguns, pode ser usada de acordo com as necessidades momentâneas dos mesmos, já que a grande maioria das pessoas não se dá ao trabalho de conhecer a fundo A Matemática, A língua Portuguesa e a Comunicação. Diante desses fatos, a mídia vem ganhando um caráter manipulador se valendo da pouca capacidade de interpretação de muitos.
Vamos nós! Recentemente, foi questionado em uma matéria postada na internet o fato de a Prefeitura de Nova Russas estar licitando, segundo o título da postagem, “MAIS DE MEIA TONELADA DE SABÃO”. Pra sermos honesto, não queremos duvidar que pudesse ser muita a quantidade de sabão contida em “meia tonelada”. O ponto de vista de cada um – que respeitamos profundamente – é que aponta a dimensão de nossas opiniões. Mas se considerarmos que a referida compra poderá ser efetuada no decorrer de todo o ano de 2016, para atender a demanda de todo o complexo administrativo da Prefeitura de Nova Russas, onde diversas pessoas trabalham nos setores Pessoal, Jurídico, Administrativo, Contábil, de Projetos, de Licitação, Junta Militar e Cantina poderemos ver o outro lado dos fatos, ou seja, o lado do planejamento. Vale lembrar, também, que uma licitação dessa natureza se trata apenas de uma projeção de gastos, uma autorização para que o município compre a quantidade mencionada se necessário, podendo ser menos. 

Fazendo uma conta rápida encontramos alguns dados omitidos na postagem;

1.       A “MAIS DE MEIA TONELADA DE SABÃO” é, na realidade 580KG em 580 caixas;

2.       Em se dividindo 580KG por 240 dias úteis ( aproximadamente o que há num ano) esse gasto de sabão se resume em 2,416 KG de sabão por dia.

 3.       Em se dividindo 2,416 KG por 8 ( número de salas atendidas) conclui-se que é gasto cerca de 302 gramas de sabão por sala limpa. Essa quantidade ainda pode ser dividida com órgãos como cadeia pública, DEMUTRAN, Estádio e algumas secretarias municipais, de acordo com a necessidade.

Daí, afirmar que isso é “muito” só um especialista em faxina pode dizer. 
Assessoria de Comunicação da PMNR