segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Nova Russas:Imagens mostram diversas falhas que causam vasamentos na adutora "Araras-Crateús"

Percorrendo uma pequena parte do caminho feito pela adutora que abastece as cidades de Nova Russas e Crateús com água trazida do açude Araras, podemos identificar um número considerável de imperfeições nesse projeto que, diga-se de passagem, vem sendo uma importante alternativa para evitar o colapso na região. Segundo relato de moradores, desde que o trecho Nova Russas – Crateús foi colocado em funcionamento os canos apresentam esses buracos que causam um enorme desperdício. Para a população o caso é revoltante, já que o sofrimento que se passa por falta de água poderia ser amenizado com o volume de liquido perdido por causa das falhas. A versão do Governo do Estado diz que existe uma empresa terceirizada responsável pela manutenção, porém, o que se sabe é que a mesma só apareceu na fase de teste do bombeamento entre as estações de Nova Russas e de Livramento (Município de Ipaporanga). 

  
Aqui, nesse primeiro vídeo, a falha se dá num dos suspiros que aliviam a pressão. A água escorre mata a dentro formando grandes poças no cercado.


Já nessas outras imagens, vemos um pequeno rio brotar das encanações enterradas. A água vai até o riacho da "Ilha" e de lá se perde no curso das "águas de enchente".

Nesses dois pontos, vazamentos menores provocam também uma grande perda de água. No local, poças se formaram dificultando, inclusive, o trânsito de veículos.

Promessa:

Em entrevista à Rádio Seara, o deputado e secretário de governo Jeová Mota prometeu que informaria as irregularidades ao órgão competente. Jeová, que visitou o açude Farias de Sousa (que fica no caminho da adutora) juntamente com o prefeito Gonçalo Diogo para trazer reparos ao mesmo, classificou durante a entrevista os vazamentos acima mostrados com "pequenos". Em fim, a expectativa é de que os problemas sejam solucionados de forma que o máximo de perdas sejam evitadas.


Só pra refletir: Em um trecho de 5km localizamos vários casos de desperdício. E nos mais de 100km restantes de encanação? Como estaria sendo conduzida essa preciosidade que é a água do açude Araras?