segunda-feira, 16 de novembro de 2015

OPINIÃO: França não me faz inveja



O Terrorismo já está no Brasil!!!

O mundo inteiro está chocado com os atentados promovidos pelo Estado Islâmico no começo do fim de semana em Paris. Talvez pela forma repentina ou por se tratar de uma ação de famosos terroristas, até mesmo por terem se dado na belíssima Paris capital da França, essas mortes tenham ganhado tanta projeção. Tudo bem que assassinatos sempre serão lamentáveis, dignos de repúdio, principalmente quando acontecem de forma covarde e banal com os da sexta-feira passada, mas, me perdoem os mais “sensíveis”; 128 mortes ainda não são suficientes para mexer com meus sentimentos. Pasmo? Explico já meus motivos...
Nosso país é capaz de se mobilizar em torno de um acontecimento vindo da Europa, continente marcado pelo desenvolvimento, onde seus habitantes têm – de longe – mais oportunidades do que nós pobres sobreviventes em terras ressequidas, castigadas pela corrupção política, pela falta de educação... Em fim, muito sofrida.
Nossas duas principais emissoras de TV dedicaram toda sua programação para falar dos “infelizes” que se divertiam em uma das mais caras casas de show do mundo, bebiam e comiam daquilo que a maioria esmagadora dos brasileiros jamais ouvirá sequer o nome, e que mesmo assim se encontraram com uma morte sangrenta.
Nossa presidenta, rapidamente publicou nota se solidarizando com as vítimas europeias da violência – esquecendo inclusive dos 12 de Fortaleza. O Senado promoveu um acalorado debate em torno do “terrorismo islâmico”, já que o Brasil tem poucos temas para serem solucionados. Quanta “Cara Lisa” nesse Brasil!!!
Pois bem: Imagine se esses boêmios franceses morassem em uma de nossas periferias, se alimentassem de arroz com ovo, sobrevivessem de um salário mínimo brasileiro, pagassem a quantidade de impostos que nós pagamos, tivesse a classe política que temos, trafegassem por nossas estradas, bebessem – quando tem – da água que bebemos, estudassem em nossas escolas públicas... Se fosse adicionada toda a realidade tupiniquim ao atentado de sexta, ah meu amigo! Essas horas a ONU, o Papa, o FBI e as nossas hipócritas autoridade brasileiras estariam traçando um urgente plano de resposta e socorro à pobrezinha da França...
Não que os franceses não sejam dignos, mas nossa nação “MATA” mais gente por dia do que o Estado Islâmico matou em Paris. Levantamento aponta que em 2014 foram 143 por dia, doze só em Fortaleza semana passada, tiros a um quartel da PM, viatura incendiada... Tanta violência quanto à do Bataclan...
Infelizmente vivenciamos um terrorismo tão perigoso e violento quanto o praticado na França e nossa imprensa, nossos políticos, nossos intelectuais e nossa gente ainda não se deu conta disso... Povo; antes de chorarmos os mortos da França, choremos os nossos... Eles são vítimas de um “TERRORISMO SOCIAL”, que mata mais que os califados extremistas.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/brasil-teve-em-media-143-assassinatos-por-dia-em-2014.html 
Ah, antes que me esqueça; meu país matou mais no ano passado do que o atentado de Paris... Por isso, como brasileiro, não tenho motivos para me espantar com 128 mortes já que nem as que se deram debaixo da “minhas ventas” me comoveram...
Tércio Freitas