quarta-feira, 8 de junho de 2016

Prefeito de Nova Russas participa de projeto de compra de alimento da agricultura familiar



 Na manha desta quarta-feira, 08, o prefeito Gonçalo Diogo esteve acompanhando o recebimento da primeira remessa de produtos da agricultura familiar comprados pelo Governo Federal através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Para que o município de Nova Russas participe do programa é necessário o envolvimento da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que através do titular Davi Alípio vem dando todo suporte aos produtores contemplados, sendo que ao lado do prédio da secretaria foi reservado uma sala para o processamento e armazenagem dos produtos. Gonçalo Diogo, após constatar o sucesso do projeto, agradeceu à toda a equipe da pasta e não deixou de colocar como meta a ampliação do alcance da compras para que mais famílias sejam beneficiadas.




 



O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.
Para o alcance de todos os objetivos a que se propõe, o PAA é desenvolvido em cinco modalidades diferentes: Doação Simultânea, Compra Direta, Formação de Estoques, PAA Leite e Compra Institucional.

Aqui em Nova Russas é desenvolvida a modalidade – Compra Direta

público beneficiário
O PAA possui dois públicos beneficiários: os fornecedores e os consumidores de alimentos. Os beneficiários fornecedores são os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais, que atendam aos requisitos previstos no art. 3º da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Os beneficiários consumidores são os indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional e aqueles atendidos pela rede socioassistencial e pelos equipamentos de alimentação e nutrição.

NO MUNICÍPIO

Valor total do Programa: 39.264,46

Tipos de Produtos:
1.      Bolos;
2.      Carne Bovina Dianteiro C/Osso;
3.      Carne Bovina Traseiro S/Osso;
4.      Carne Caprina;
5.      Frango Caipira;
6.      Carne Ovina ;
7.      Carne Suína Carcaça;
8.      Carne Suína Pernil;
9.      Cheiro Verde;
10.  Doces Diversos;
11.  Mamão Formosa;
12.  Nata Natural
13.  Ovo de Galinha Caipira

Quantidade de Produtos: 13 Tipos

Quantidade Total de KG: 2.743,00

·         Temos oito agricultores/as cadastrados para este ano de 2016;

·         Temos duas entidades cadastradas para receber os produtos (11 de Novembro e o Hospital);

·         Por que não temos mais agricultores e mais entidades cadastradas?
·           Por que o MDS não autorizou a adição de ambas categorias no programa para este ano por motivos orçamentários. Ficou os mesmos agricultores/as com seus respectivos produtos e mesmas entidades.




ENTIDADES:

Associação de Pais e Comunitários do Colégio 11 de Novembro
Responsável: Francisca Vanilza Rodrigues De Carvalho

Entrega de Hoje:
Bolos Diversos
Carne Caprina
Valor: R$ 1.433,75

Hospital Municipal José Gonçalves Rosa
Responsável: Liahana de Paulo Pereira Alves

Entrega de Hoje:
Carne Caprina
Valor: R$ 620,00

Colaborou Robson Domingos da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos