quarta-feira, 1 de junho de 2016

Audiência Pública debate combate ao Aedes Aegypti em Nova Russas





O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotora de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Nova Russas, respondendo pela 1ª Promotoria da mesma comarca, Dra. Lívia Cristina Araújo e Silva, promoveu na tarde da terça-feira, 31 de maio, uma audiência pública para debater Políticas Públicas de Saúde no Município de Nova Russas, destinadas ao enfrentamento da tríplice epidemia que assola a cidade (dengue, zica e chikungunia). A iniciativa partiu da promotora Dra. Lívia após, segundo a mesma, observar que várias pessoas atendidas na promotoria, na segunda quinzena do mês de abril, se queixavam com sintomas de dengue, zika e chikungunya. Doutora Lívia também relata que foi procurada por vereadores do município que relataram o tema.





O evento ocorreu no auditório da Escola de Educação Profissional Manuel Abdias Evangelista com a presença de várias autoridades como o prefeito Gonçalo Diogo, Pároco Padre Anderson, delegado de polícia Otávio Coutinho, vereadores Denilse Peres, Karla Loiola, Antônia Freitas, Kátia Santos, Zé Roberto, Antônio Carlos e Luís Teixeira, além de secretários municipais e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas senhor Luís Camelo. Funcionários da secretaria municipal de saúde também se fizeram presentes, sendo que a titular da pasta Brenna Feitosa colaborou no debate apresentando a atual conjuntura do quadro epidemiológico da cidade.

Os trabalhos foram conduzidos pelo promotor da 21ª Promotoria de Justiça Cível e Coordenador Auxiliar do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Acidente do Trabalho, Defesa da Cidadania, do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde Pública – CAOCIDADANIA – doutor Eneas Romero de Vasconcelos.  Na ocasião, doutor Eneas fez a divulgação da campanha “Mais Saneamento, Menos Mosquito”, desenvolvida pelo Ministério Público. Após ouvir as sugestões apresentadas pelo público, o condutor dos trabalhos apresentou, ao final, os encaminhamentos acertados. Dentre os acordos firmados, destacam-se a possível doação de cestas-básicas para famílias carentes que erradicarem focos do mosquito e a produção em larga escala de repelentes naturais, desenvolvidos por alunos das públicas do município.