terça-feira, 5 de abril de 2016

Mais Capacidades: Nova Russas sedia encotro do Tribunal de Contas dos Município do Ceará




Teve início na manhã desta terça-feira,04,  na cidade de Nova Russas, mais uma edição do “Mais Capacidades” do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCM. Tendo o objetivo de oferecer conhecimento técnico a gestores municipais, o evento que é dirigido pela Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldewmar Alcântara, visa promover a formação continuada dos servidores públicos municipais, bem como também aprimorar a capacidade de administrar os processos concernentes ao uso dos recursos públicos relacionados às áreas de gestão que demandam, a princípio, maior volume de recursos nos municípios. A iniciativa pretende envolver todos os municípios do Estado com 10 encontros regionais para a realização do Projeto “Orientar para Prevenir” e da campanha “Preservando o Patrimônio Público”.O Projeto “Orientar para Prevenir” promoverá capacitações sobre atos de gestão voltados para a transição governamental no intuito de indicar obrigações legais e procedimentos administrativos a serem cumpridos em possíveis mudanças administrativas nos Poderes Executivo e Legislativo pós eleições municipais. O curso será voltado para prefeitos, secretários municipais, servidores públicos, incluindo as equipes de transição, e grupos da sociedade civil.
O prefeito de Nova Russas Gonçalo Diogo abriu a sequência de falas na tribuna de honra desejando boas vindas a todos os presentes. Ainda nos discursos, os participantes ouviram a palavra do Conselheiro e presidente da Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldewmar Alcântara e Conselheiro do TCM o sr. Domingos Gomes de Aguiar Filho, que dentre outras colocações falou de suas experiências como presidente da Assembléia Legislativa e Vice- Governadoria do Estado. Para ele, levar capacitação faz-se necessário, visto “que muitos gestores se complicam em suas contas por falta de conhecimento e não por desvios”, disse.
Participaram ainda do evento os prefeitos Mauro Soares de Crateús, Fátima Mourão de Hidrolândia, representantes do Ministério Público e da PROCAP, presidente estadual do Conselho de Regional Administração de Empresas CRA, presidente estadual do Conselho Regional de Contabilidade CRC, presidentes de várias câmaras municipais, presidente da Câmara Municipal de Nova Russas vereador Capita, vereadores locais e vários secretários municipais.