segunda-feira, 11 de julho de 2016

Nova Russas: Vasamento na adutora Araras-Crateús provoca danos na estrada de Sítio Novo

Mais um grande vazamento na adutora que abastece com água do açude Araras as nossa cidade pode ser facilmente detectado por quem passa pela estrada que da acesso às localidade de Sítio Novo e Flores. O fato, além de causar indignação pelo desperdício de água, que já é muito escassa na região, vem provocando muitos transtornos ao formar um lamaçal no caminho dos transeuntes. Quem sonhava em usar uma rodagem em condições de tráfego, agora experimenta esse atoleiro numa vicinal que há poucos dias foi recuperada pela prefeitura municipal.

Relembre outros casos de vazamento na adutora registrados pelo Blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Nova Russas:Imagens mostram diversas falhas que causam vasamentos na adutora "Araras-Crateús"

Percorrendo uma pequena parte do caminho feito pela adutora que abastece as cidades de Nova Russas e Crateús com água trazida do açude Araras, podemos identificar um número considerável de imperfeições nesse projeto que, diga-se de passagem, vem sendo uma importante alternativa para evitar o colapso na região. Segundo relato de moradores, desde que o trecho Nova Russas – Crateús foi colocado em funcionamento os canos apresentam esses buracos que causam um enorme desperdício. Para a população o caso é revoltante, já que o sofrimento que se passa por falta de água poderia ser amenizado com o volume de liquido perdido por causa das falhas. A versão do Governo do Estado diz que existe uma empresa terceirizada responsável pela manutenção, porém, o que se sabe é que a mesma só apareceu na fase de teste do bombeamento entre as estações de Nova Russas e de Livramento (Município de Ipaporanga). 

Aqui, nesse primeiro vídeo, a falha se dá num dos suspiros que aliviam a pressão. A água escorre mata a dentro formando grandes poças no cercado. 
Já nessas outras imagens, vemos um pequeno rio brotar das encanações enterradas. A água vai até o riacho da "Ilha" e de lá se perde no curso das "águas de enchente".


Nesses dois pontos, vazamentos menores provocam também uma grande perda de água. No local, poças se formaram dificultando, inclusive, o trânsito de veículos.

Promessa:

Em entrevista à Rádio Seara, o deputado e secretário de governo Jeová Mota prometeu que informaria as irregularidades ao órgão competente. Jeová, que visitou o açude Farias de Sousa (que fica no caminho da adutora) juntamente com o prefeito Gonçalo Diogo para trazer reparos ao mesmo, classificou durante a entrevista os vazamentos acima mostrados com "pequenos". Em fim, a expectativa é de que os problemas sejam solucionados de forma que o máximo de perdas sejam evitadas.